terça-feira, 4 de agosto de 2009

O DELEGADO DE LINHA DE FRENTE


O ilustre delegado de Polícia da cidade de Lagarto, Dr. Jorge, foi meu estagiário na Defensoria Pública de Sergipe. De um simples funcionário da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe surgiu o delegado de coragem, de linha de frente , Dr. Jorge. O magro não brinca em serviço. Não é lá amante do ar condicionado, prefere o ar da natureza, do perigo, vai com a equipe policial atrás de meliantes, bandidos mesmos.

Muitos são os bandidos que já foram presos sob o comando do delegado Doutor Jorge.

O que é bom dura pouco, diz um dito popular, há comentários que o competente delegado vai para outra missão. Tomara que fique!

Os bandidos hão de festejar com a saída do Delegado.

Caso aconteça, que venha um novo Dr. Jorge, para a tristeza da gente do crime.


Oswald Abreu

Defensor Público

domingo, 2 de agosto de 2009

VIVA A VIDA


Palhaço Carequinha



É preciso dar um sorriso para a vida. Ainda ontem, assisti, no teatro Tobias Barreto em Aracaju, o show de Tom Cavalcanti, bom espetáculo!
Um belo show até os carrancudos riram.
O nordestino cearense é sucesso.
E vamos viver a vida mais intensamente. Viver a própria vida. Fofoca, disse-me-disse, não leva a nada, só ao triste desgosto. O gosto é a vida.
Segue um poema nosso antigo:

VIVA A VIDA


Há coisas que a gente faz...
Tempo perdido:
Ressuscitar um amor morrido!
Gritar que não devia ter nascido!
Nada, nada bom traz!
O velho Tomás
Lamentar a sua pobre cabana!
Bacana!
Viver intensamente!
Momento agora!
Vida de saudade...
Bom danado!
Bem melhor o instante!
Cante a vida,
Viva a vida!
Pule e dance...
Cara feia é descida,
Sorria pra vida!

Oswald Abreu

sexta-feira, 31 de julho de 2009

UM DIA QUE MORRI


1994, retornava da cidade de Tobias Barreto-SE de uma audiência. Trabalhava na região Centro-Sul como advogado. Na rodovia Lagarto a Simão Dias-SE, precisamente na entrada do povoado Olhos D'Água, eu e minha companheira sofremos um grande acidente. Era noite, três cavalos estavam na pista, não consegui frear em tempo hábil. Por sorte, pequenos arranhões em ambos. Os animais morreram. O carro só para ferro velho. Estrago grande.

Um rádio em Lagarto anunciou a minha morte. Noutro dia, liguei para a rádio e no ar falei com o locutor que eu estava vivinho da Silva.

Hoje vejo que a entrada do povoado Olhos D'Água tem um quê de choro. Muitas vidas foram ceifadas em acidente de trânsito. O acidente do Delegado de Polícia, onde morreram dois feirantes e recentemente uma jovem professora do povoado Brejo em Lagarto.

Para quem acredita em energias, será que uma energia negativa encontra-se naquele local? Ou para quem acredita no espiritismo, será que espíritos que não se aceitam, estão rondando o local?


Uma coisa é certa, é preciso muita cautela, naquele trecho , acesso do povoado Olhos D'Água no município de Lagarto-SE.


Postado por Oswald Abreu

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A PRAÇA É DO POVO E O VOO 447?


Ainda agora li um texto no Jornal o DIA de Aracaju, pág. 4 do professor-mestre em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), CLAUDEFRANKLIN MONTEIRO SANTOS, cujo título A PRAÇA É DO POVO. Bem lembra os versos do poeta da Escravidão Castro Alves, "A praça é do povo, como o céu de condor." O cabra plagiador lá da Bahia já disse: "A praça Castro Alves é do povo, como o céu é do avião." O céu não aceitou o voo 447, levou todos para o oceano, triste voo do nunca mais.

O texto do professor, bem escrito, também não é novidade, o cabra é bom! Fala de São Cristóvão que fora Capital de Sergipe D'el Rey e foi transferida para Aracaju. Cita as Igrejas Nossa Senhora Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Amparo. Observe: Se houve no local escravidão é de caráter obrigatório: Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Cita os conventos de São Francisco e das Carmelitas, Museu Histórico, A festa de Senhor dos Passos.

A cidade de São Cristóvão está batalhando para se tornar Patrimônio da Humanidade, título concedido pela UNESCO.


Não se pode negar, professor Claudefranklin, que o céu é do avião, que São Cristóvão merece o título de Patrimônio da Humanidade. No tocante, há ambos não há dúvida. Todavia, há uma dúvida o pessoa do VOO 447 era o DIA DA MORTE?


Oswald Abreu


sábado, 20 de junho de 2009

LAGARTO-SE DO FORRÓ



ALCIMAR MONTEIRO - CANTOR


Lagarto-SE é a capital da região Centro-Sul, tudo se encontra na cidade do professor e historiador Claudefranklin Monteiro. Administrar e oferecer festa ao povo são coisas de bom grado. Festa faz parte da cultura. É preciso resgatar a festa, que fora tão badalada, de São Benedito no mês de janeiro. A festa de Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos escravos, negros e dos senhores de engenho. Findou a escravidão, mas a santa continua fazendo milagres.


Lagarto perdeu a senzala do negro , engenhos caíram, morreram os senhores de engenho. Hoje, possui uma nova face , chegaram a indústria, a fábrica, a faculdade, estão chegando a Universidade Federal e o Hospital Regional para a terra do Defensor Público Joaquim Prata.




O FESTIVAL DA MANDIOCA bem se acredita veio para ficar. Ontem, o cantor sertanejo Daniel, e que também canta forró, esteve em Lagarto-SE. Uma multidão pulou, dançou e cantou. Alceu Valença, que encanta multidões no carnaval de Olinda-PE , não deixando de ser um bom forrozeiro, pisará no solo lagartense. Alceu Monteiro no dia 24 animará o São João. Forrozeiro bom arretado! A programação do Festival da Mandioca é eclética. Os artistas da terra não poderiam ser olvidados, esquecidos, entre eles: Lourival Mendes, o pernambucano de Caíque, mas lagartense de coração, Antenor Nunes e a Banda Los Guaranis que começou em Simão Dias, mas alcançou o apogeu em Lagarto. Bosco do Los Guaranis nasceu no povoado Espinheiro em Simão Dias.




LAGARTO É FESTA , ALEGRIA E FORRÓ!




Postado por Oswald Abreu

quinta-feira, 18 de junho de 2009

FESTA DO BREJO


Domingo aconteceu a Festa do Brejo, um grande evento do povoado Brejo, pertencente ao município de Lagarto-SE. Ninguém pode negar que a grande Cavalgada atrai turistas e moradores de Lagarto.


É preciso que os organizadores pensem em evitar o caos, a Torre de Babel entre cavalos, motos e carros. Ou é Cavalgada ou é misturada.


Do mais é uma boa festa. É preciso, já que está na moda, cada um em seu quadrado, isto é, cavalo com cavalo, moto com moto, carro com carro.


A FESTA DO BREJO JÁ FAZ PARTE DA TRADIÇÃO DO POVO LAGARTENSE!


Postado por Oswald Abreu

quarta-feira, 17 de junho de 2009

INVESTIR EM LAGARTO-SE

A cidade de Paripiranga na Bahia, com a chegada de uma Faculdade Particular, possui um novo semblante. O setor imobiliário cresceu. Sergipanos e baianos estudam lá na antiga cidade de Patrocínio do Coité.
Lagarto em Sergipe, a partir do próximo ano, terá um Pólo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) . A cidade de Sílvio Romero, Laudelino Freire cresce no dia a dia. Com a vinda da Universidade Federal, não há sombra de dúvida, atingirá o apogeu.
A Universidade Federal de Sergipe já chegou em Itabaiana-SE, vá lá conferir, depois da Universidade , houve grande valorização nos imóveis. Mas Lagarto não fica só com a Universidade, fica também com o Hospital Regional.
O empresário Alberto Carvalho, Betinho da Concorde, já implantou a Concorde Moto na cidade dos papa-jacas, lagartenses. O homem tem visão. Grande empregador.
A EDUCAÇÃO REPRESENTA TRANSFORMAÇÃO!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

LULA LÁ EM LÁ LA-GAR-TO


Receber um governador de Estado é motivo de grande festa. Imagine! A visita do presidente da República Lula a cidade de Lagarto? A terra de Sílvio Romero, Laudelino Freire tem todo entusiasmo para comemorar. O presidente da República, vem trazer as boas novas: o Pólo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que vai atender a região Centro-Sul, cidades como Salgado, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Itabaianinha, Pedrinhas, Simão Dias, Boquim, São Domingos vão ser beneficiadas com a chegada da Universidade.

Um grande benefício também é o hospital Regional de Lagarto. Além de atender o povo de Sergipe, vai bem servir os irmãos baianos do sertão, a gente sertaneja de Paripiranga, Adustina, Cícero Dantas, Pombal, Antas, Coronel João Sá, Jeremoabo. O Sistema Único de Sáude (SUS) não pode negar atendimento, ainda bem!

Provavelmente, o presidente da República anunciará uma nova rádio para cidade dos papa-jacas.

O presidente Lula em Lagarto é um fato histórico, que deve ser registrado pelo professor universitário e historiador Claudefranklin Monteiro.
Do mais, é só gritar:

LULA LÁ, LÁ, LÁ.

Que não venha com a ideia do terceiro mandato. Renovar é preciso!

Postado por Oswald Abreu

sábado, 6 de junho de 2009

VOCÊ NÃO VALE NADA

Forró é alegria, dança, poesia. Quando ouço Solteirões do Forró: "Você não vale nada, mas eu gosto você..." Isto me faz lembrar a Alma Humana, creio, ou você é masoquista - que gosta de sofrer - ou é sádico - que adora ofertar sofrimento.
Mulher de malandro, é o dito, gosta de sofrer e até de apanhar. Nélson Rodrigues bem retrata a vida desta gente no dia a dia. Veja a Vida Como Ela É do imortal pernambucano Nélson Rodrigues, escritor, jornalista e teatrólogo.
Para não esquecer era torcedor do meu Fluminense. Em Sergipe, depois de Aracaju, a cidade de Lagarto é a que possui mais torcedores do time verde, branco e vermelho - tricolor.
Não me convence que o amor é recíproco. No relacionamento do casal, um há de gostar mais do que o outro.
Não me convence, com maior respeito aos que pensam contrário, quando ouço um pai ou uma mãe gritar:
"AMO MEUS FILHOS COM IGUALDADE". Há sempre o preferido no recôndito d'alma. E como sempre é o mais malandro.
As mães ficam sempre sofrendo com a saída dos filhos. E os cabras lá na festa, escutando a canção:
"NÃO 'TOU NEM AÍ..."
PARA REFLETIR:
VOCÊ É MASOQUISTA OU SÁDICO?
Postado por Oswald Abreu

VOCÊ NÃO VALE NADA

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O SINO DA IGREJA DA PIEDADE


Ele é pernambucano, muita gente pensa que o mesmo é lagartense, papa-jaca, seu nome é Antenor Nunes. Por uma questão de Justiça é necessário que a Câmara de Vereadores de Lagarto-SE dê-lhe o título de Cidadão Lagartense, afinal o cantor e poeta Antenor Nunes bem divulga Lagarto.
Antenor Nunes nasceu em Buíque-PE , terra visitada por Lampião no tempo do Cangaço.

Escrevi um poema O SINO DA IGREJA DA PIEDADE, que eu dedico ao amigo violeiro e poeta.


O SINO DA IGREJA DA PIEDADE

O sino da Igreja da Piedade
Grita dlim-dlim-dlim...
Um cachorro rueiro dá atchim.
Toda gente da cidade
Vive e luta sem fim!
Uma criança sorri!
O sino continua dlim-dlim-dlim.
O boateiro diz: "Assim vi."
O mendigo na porta do templo em lamento:
"Pelo amor de Nossa Senhora da Piedade,
Meu dê uma esmola,
Tenha pena de mim!"
A beata em passos lentos
Vá e veja, vai à Igreja.
Corre o vento,
Vida com tempo,
Ó meu amor!
Vida, vida do interior.
Sem essa de tanta pressa,
Sai, sai, sai dessa!
Bom é colher a flor,
Volta ao jardim,
Ai de mim!
O sino ainda em dlim-dlim-dlim...
Nega, ó negra Folô
A escravidão acabou!
Nada de Sinhá e nem Nonô,
Vamos misturar as raças,
Amor é sem cor.
A vida é assim
Foi Deus quem pintou.
O sino afirma dlim-dlim-dlim
Na Igreja da Piedade, templo do Senhor!
Dlim-dlim-dlim-dlim-dlim-dlim-dlim...


Oswald Abreu

segunda-feira, 1 de junho de 2009

FACULDADE DE DIREITO

No passado, 7 de Setembro em Lagarto.

O Brasil é a terra dos bacharéis. É difícil não encontrar uma Faculdade de Direito numa cidade grande. Lagarto, em Sergipe, é uma cidade maior, lamentavelmente encontra-se na exceção. Entretanto, há a Faculdade José Augusto Vieira, uma fundação, com vários cursos: Letras, História, Geografia. O presidente da República vem agora em junho a Lagarto para anunciar à chegada da Universidade Federal de Sergipe, trazendo o curso de Medicina. Melhor notícia é se o homem, nascido em Garanhuns-PE, anunciasse também à vinda da Faculdade de Direito na terra que nasceu Sílvio Romero que foi juiz em Parati no Rio de Janeiro. Lagarto já deu um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Aníbal Freire.
A Capital de Sergipe, Aracaju, em cada recanto há uma faculdade de Direito. Lagarto possui indústrias, fábricas, comércio excelente. É a principal cidade da região Centro-Sul. A lacuna da Faculdade de Direito deve ser preenchida. Que venha por intermédio da Fundação José Augusto Vieira ou pela Universidade Federal de Sergipe ou por ambas. O importante é a vinda.
O empresário José Augusto é o maior agente empregador da região, possuidor de fábricas, indústrias. Pensa grande.
Lagarto tendo a Faculdade de Direito não é sonhar demais. O sonho pode ser possível. É preciso correr atrás.

A Faculdade de Direito não só será útil para Lagarto, mas para todo região Centro-Sul.

A FACULDADE DE DIREITO VIRÁ UM DIA, SINAL DOS TEMPOS!


Postado por Oswald Abreu

domingo, 31 de maio de 2009

SEM TABACO


Hoje é o dia Mundial sem tabaco, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A partir do dia de hoje, 3l de maio, o decreto municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro, proibindo fumar em recinto fechado, passa a entrar em vigor. Falar ao cidadão que não fume é semelhante a dizer a um gordo que pare de comer. Saber dos males do fumo, todo fumante sabe. Evitar fumar, a tarefa não é fácil. É preciso ter muita força de imaginação, porque vontade dá e passa.

Segundo o Ministério da Saúde são 36 milhões de fumantes em todo Brasil, 18 % (Dezoito por cento) da população.

Tosse crônica, produção de catarro, falta de ar (dispnéia) são males causados pelo tabaco.

O mal não pode separar do bem. Um carece do outro. Na cidade de Lagarto, há a fábrica FUMO ROCHA que emprega muita gente.


NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!


Postado por Oswald Abreu

domingo, 24 de maio de 2009

CONVERSANDO COM OS MORTOS

Tenho o privilégio de ter uma amiga paranormal ou diria até médium. Ela fala com os mortos. E vê coisas que não estão ao alcance de todos. Outro dia, ela me disse:
- Você vai ser pai!
Disse eu:
- Deixe de besteira, pai que nada!
Acertou na mosca. O espermatozóide namorou com o óvulo e nasceu Marcos Vítor, um papa-jaca.
Depois disse Jóia:
- Não lhe avisei.
Quando sua amiga faleceu lá no Sul do país, Jóia me apareceu chorando e falou:
- Janaína vai morrer de acidente.
Acertou na mosca.
Ainda hoje, Jóia sofre porque não aprendeu a evitar a tragédia das pessoas queridas.
O irmão também faleceu de acidente de carro. No dia do acidente, ainda tentou ligar para o irmão, todavia, não conseguiu falar. Ela ia orientar que não viesse de moto.
Um cavalo estava na pista. A moto bateu no carro. Veio uma carreta e jogou o jovem universitário no ar. Morte na hora.
Sofri em 1994 um acidente de carro, trecho que liga à cidade de Simão Dias a Lagarto-SE, precisamente em frente a ex-fazenda de Jorge de Dorinha. Com o gol, bati em três animais que estavam na pista. O locutor de uma rádio de Lagarto anunciou minha morte. Soube e ligue para rádio que eu estava vivinho da silva. O vivo não era defunto e nem um defunto vivo.
Um dia, levei Jóia ao local do acidente e ela me disse:
- Vejo muitas pessoas que já se foram, ficam rodando neste local. In loco, já morreram Roberto de Zé Vermelho, uma das esposas de meu amigo Fernandinho de Amaral, viúvo por duas vezes.
Neste tempo de chuva, é preciso muita cautela na rodovia Lagarto a Simão Dias. Recentemente, um motorista de táxi bateu seu carro numa vaca preta.
É preciso muita cautela neste tempo de chuva. Pista molhada. retorno do forró, animal na pista.
Sonho todos os dias, ainda bem que sonhar não paga imposto, que minha amiga Jóia me diga os números da loto. Morar em Veneza, cobertura em Copacabana.
SONHAR FAZ BEM!
Oswald Abreu

sábado, 23 de maio de 2009

BIENAL DE PARATI E LAGARTO-SE


Se é uma cidade que o povo sente orgulho de seus filhos ilustres é a cidade de Lagarto. Nenhuma cidade de Sergipe Del Rey conseguiu ter três homens ilustres na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS que são: Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire da Fonseca.



Sílvio Romero, professor, magistrado, deputado federal, escritor, crítico literário.



Laudelino Freire, filólogo. Uma obra que todo estudante deve possuir é o dicionário de Laudelino Freire.



Aníbal Freire da Fonseca, advogado, jornalista e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Temos hoje, um sergipano ministro Carlos Britto, nascido na cidade de Propriá.



É através da cultura que o povo é conhecido, a cidade é destacada.

O governador do Rio de Janeiro já mandou o projeto à Assembleia do Rio de Janeiro, determinando, porque governo determina mesmo, l% (um por cento) do orçamento do Estado para a cultura. O cabra pensa gigante.



A cidade de Lagarto pode divulgar seus valores culturais na Bienal de Parati no Rio de Janeiro, afinal, possui vários escritores, o grupo os cangaceiros, os parafusos.

O mundo inteiro já conhece Parati. É a cidade da cultura.

Silvio Romero morou em Parati e na cidade foi juiz.

O novo prefeito de Lagarto, empresário Valmir Monteiro, pode comprar a casa onde habitou Sílvio Romero, divulgando Lagarto e Sergipe.

A GENTE DE LAGARTO PENSA GRANDE!

Oswald Abreu

terça-feira, 19 de maio de 2009

A BARRAGEM DE LAGARTO


É preciso que o cidadão papa-jaca vá ver a beleza da Queda d'água da Barragem Dionízio Machado. É coisa fantástica! Para não esquecer: leve uma máquina fotográfica.
Não esqueça o tempo é agora, visto que está chovendo. A casa velha dentro d'água é outra foto formidável

É preciso valorizar o que é nosso. O espetáculo da Queda D'água não é um privilégio de Foz do Iguaçu. Vá ver o grito das ÁGUAS na barragem Dionízio Machado.

Sentimento nativista, barrismo não é crime. Triste é a não valorização.
HÁ MUITA COISA BONITA ENTRE NÓS !

Postado por Oswald Abreu





terça-feira, 12 de maio de 2009

VOCÊ PODE SER SUICIDA

Ainda ontem um jovem cometeu um suicídio na cidade de Lagarto-SE, Ameire Costa dos Santos, quando ocorre um suicídio sempre alguém fica procurando o motivo. Na minha infância, na vizinha cidade de Simão Dias, lembro de minha colega Sandra. Inteligente, bonita, meiga. Ela se matou! Dizer o verdadeiro motivo, só a defunta poderia dizer. Para quem é espírita, pode obter tal resposta.
O escritor Lima Barreto escreveu: "Desde menino, eu tenho mania de suicídio. Aos sete anos, logo depois da morte de minha mãe, quando foi acusado injustamente de furto, tive vontade de me matar..."
O escritor era ébrio e a doença por várias vezes o levou ao hospício. O papa-jaca, escritor e médico, Ranulfo Prata o tratou, todavia, Lima Barreto não teve força de vontade e nem de imaginação para obter a cura. A cachaça propriamente o matou. Um suicídio!

O termo suicído é do latir sui (si) e caederes (ação de matar).
Segundo dados da revista Superinteressante a cada 40 segundo alguém se suicida no mundo.
O sergipano e poeta Hermes Fontes no dia 26 de dezembro de 1930 cometeu o suicídio. Ele era nascido na cidade de Boquim.
Escritores, filósofos, poetas , políticos , dramaturgos e gente simples já cometeram suicídio.
Entre eles podemos citar: Raul Pompéia, autor do livro o ATENEU, em 25 de dezembro de 1895;
Pedro Nava em 13 de maio de 1984.

A maior poetisa portuguesa de todos os tempos, Florbela Espanca se matou. Outros portugueses o romancista Camilo Castelo Branco e o poeta Antero de Quental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, todos os dias são cerca de 3.000 mil suicídios.
A depressão é a grande doença do mundo atual. Se a pessoa sofre de depressão é preciso fazer o tratamento.
"Orai e vigiai" é a grande recomendação do grande mestre.

Lembre-se: SOMENTE DEUS TEM O DIREITO DE TIRAR QUALQUER VIDA."

Postado por Oswald Abreu

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MORTE NO CABARÉ

O cabaré ficava bem proximo à Delegacia de Polícia. Freguês igual ao cabo Saturnino só se fosse para igualar. Era um freguês assíduo do cabaré Dama-da-noite. Meninas vinham de todo canto. De Simão Dias, Carira, Poço Verde, Pinhão e do sertão da Bahia. A dona do cabaré chama-se Lourdinha. Naquele tempo, quando uma puta envelhecia, ia ser dona de cabaré, afinal carne velha ninguém queria.
No trecho do cabaré era só festa. Os homens casados por lá davam uma passadinha. Era preciso muita cautela. Se a visita chegasse ao conhecimento da beata Valquíria, coitado do sem-vergonha. A fofoqueira ainda queria receber de presente o reino do céu. Morta, se lá chegasse no paraíso, ia causar tanto dano a São Pedro , que ele era capaz de enlouquecer. Os alunos do Colégio Sílvio Romero davam também uns pulinhos no cabaré, visando perder o perfil de donzelo. Quando Zaqueu, um menino do povoado Treze, quebrou o cabresto, foi sangue pra todo lado. Mesmo com o dano sofrido, o indivíduo ficou feliz.
Coisa que ninguém esquece e que dá uma saudade danada! foi no dia que chegou Carminha. Êta menina bonita! Natural da cidade de Carira. Olhos verdes, corpo das Deusas gregas. Seios avantajados, pernas e bundas que imaginem! Foi o comentário da cidade. De pele clara, cabelos longos.
Quem primeiro deitou com a menina foi Tiago, filho do fazendeiro Demétrio, prometeu casamento, mas depois que conheceu a pobre menina, adeus!
A menina fazia o vaivém chorando, não se sabe se era de desgosto ou de prazer.
Carminha sempre foi uma menina de pouca fala. Puxar conversa não era com ela. Diferenciava de Rute, uma matraca de Igreja. Quando disparava a língua, a conversa anoitecia.
E foi numa segunda-feira, que a morte chegou ao cabaré. Às nove horas da manhã, com a chegada dos primeiros fregueses, a pobre menina estava lá caída, de pulsos cortados, sem respiração, se matou.
Ninguém descobriu a razão do suicídio.
O sapateiro Zequinha:
- Tão calma, tão calada, foi fazer uma besteira desta.
Manuca, cachaceiro de primeira linha, chegou a dizer:
- Se bebesse não se matava, eu bebo pra esquecer.
A sentença final veio de dona Carminha:
- ESTA GENTE CALADA É CAPAZ DE TUDO!

domingo, 3 de maio de 2009

FLAMENGO X BOTAFOGO


Sou tricolor de coração. E hoje vamos torcer pela derrota do Flamengo diante do Botafogo, às 16h, fácil não é . O Flamengo é de raça. Apesar, de torcer pelo Botafogo, não creio na vitória do time da estrela solitária. O mano Toinho, Delegado de Policia, lá nas bandas do Sul do país, provavelmente estará comendo unhas, torcedor desde criança do Botafogo. Ruim é botar fogo e se queimar.

Sendo eu torcedor do Fluminense torço pela desgraça do rubro-negro, afinal o flamengo e Fluminense disputam a hegemonia, ambos possuem no Campeonato Carioca 30 títulos.


BOTAFOGO SEM FUMAÇA. JOGUE PARA VENCER!


Oswald Abreu

sexta-feira, 1 de maio de 2009

DESEMPREGO

PALÁCIO DOS VENTOS DO MARAJÁ - ÍNDIA


O maior medo do trabalhador é o desemprego. Estamos em período de crise. Muitos são os trabalhadores que foram colocados na rua triste da amargura, rua do desemprego.

Quem vive rindo é o Marajá, este sempre protegido, sujeito que tem costa quente. O Marajá viaja, festeja, brinca.


Hoje é o dia do trabalhador. Muitos morreram na luta. Um dia de folga para o trabalhador. Folgado é o Marajá, vive sempre de férias. Não fale em trabalho na casa de um Marajá.


VIVA O DIA DO TRABALHADOR!


quarta-feira, 29 de abril de 2009

QUEBRADEIRA DAS PREFEITURAS

No centro, o prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha; na lateral, o prefeito Valmir .


Hoje, dia 29, é dia de greve das prefeituras do Estado de Sergipe. Ocorre a paralisação. Houve queda na arrecadação FPM (Fundo de Participação dos Municípios.


O presidente da Associação dos Prefeitos da Região Centro-Sul é o prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha do PSB. O prefeito de Lagarto do PSC, Valmir Monteiro , é o segundo vice-presidente.


As prefeituras estão quebradas.

Quem mais fatura na arrecadação é a União.


Posto por Oswald Abreu

terça-feira, 28 de abril de 2009

MAIS EMPREGOS PARA LAGARTO


Governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o presidente da Azaleia, Milton Cardoso


O presidente da fábrica de calçados Azaleia acertou com o governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas, a expansão da Azaleia para o munípio de Lagarto. Com a ampliação da fábrica de calçados, a Azaleia ofertará cerca de dois mil empregos.
A notícia é excelente! Encontra-se na pág. 33 da revista ISTOÉ desta semana.





VAMOS AGUARDAR A EXPANSÃO!

Postado por Oswald Abreu

MUDANÇA



É preciso mudar! Jogue na lata do lixo as coisas inúteis ou faça doação. Abra a janela de sua casa, deixe os raios do sol penetrar. A mesmice é cansativa! O estresse surge também da rotina do dia-a-dia. O tempo é agora. Coloque seu par de tênis e pé na estrada. Vá andar. A dor, talvez, em seu corpo seja proveniente de falta de exercícios. É necessário renovar. Não chore! O que você acha que perdeu, é porque não lhe pertencia. A cada novo dia, o sol se renova em cada manhã. Torne-se luz, claridade, seja um sol. Experimente mudar! É mister dar o primeiro passo. Você não é deficiente físico e se o fosse há outras maneiras de andar. Há vida, há esperança. Ruim é para quem já partiu no trem da vida. Caminho sem retorno. Lembre-se homens e mulheres, cidades que não sofrem transformações, ficam todos mergulhados no passado e vivem lembranças que bem poderiam estar vivendo do presente. Levanta, anda, caminha. Não se conforme com a rotina. Vá à luta! NINGUÉM VENCE UMA BATALHA, PARADO NUM CANTO!

Postado por Oswald Abreu

quinta-feira, 23 de abril de 2009

DÉDA E AS OBRAS

Governador de Sergipe - Marcelo Déda Chagas


O povo de Lagarto deve festejar sempre com a chegada do governador de Sergipe - Marcelo Déda. O capa-bode de Simão Dias deve inaugurar duas obras relevantes para Lagarto e a região Centro-Sul que é Hospital Regional, já em construção, e o pólo da Universidade Federal de Sergipe(UFS) . O terreno da Universidade já foi comprado pelo Estado.
Em breve, mais empregos para Lagarto. Haverá um intercâmbio cultural de gente vinda de Sergipe, Bahia e outros Estados.
Com a chegada da Universidade haverá uma valorização imobiliária. Quem não comprou seu chão de casa, sua casinha, sítio. Por favor! Compre logo, porque depois a coisa vai ficar mais difícil.
Se tiver dúvida , pergunte aos nascidos em ITABAIANA.

DIA DE SÃO JORGE


Dia 23 de abril, dia de São Jorge. Padroeiro na Inglaterra, em Portugal. No Brasil, Rio de Janeiro e Salvador é dia de festa. Para a turma do candomblé, São Jorge é o orixá Ogum.

São Jorge, o santo guerreiro. O padroeiro dos corintianos.

Quem não se lembra da infância, que segundo a lenda dizia: "São Jorge está presente na lua cheia."

Faça uma oração a São Jorge, pedindo emprego, casa, carro, namorada, namorado.

"A FÉ REMOVE MONTANHA."


A fé cura.


Vamos festejar o dia do Santo guerreiro.

VIVER É LUTAR!

terça-feira, 21 de abril de 2009

TIRADENTES, O NOSSO HERÓI NACIONAL

A cidade de Lagarto completou no dia de ontem 129 anos de Emancipação Política. Mais um feriado hoje, 21 de abril. Foi nesta data 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, que fora executado e esquartejado JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o Tiradentes. A cabeça de Tiradentes, assim como a de Lampião em 1938, foi exposta ao público. Tiradentes era um dos líderes da Inconfidência Mineira, homens idealistas que queriam tornar o Brasil indepedente de Portugal. Afinal, éramos uma das colônias portuguesas. Portugal possuía várias colônias em todo mundo, principalmente no continente Africano.
Tiradentes é conhecido como o mártir da Inconfidência Mineira. Ser mártir é ofertar a própria vida por um ideal.
Joaquim José foi tropeiro, minerador, comerciante, dentista e militar.
TIRADENTES, O NOSSO HERÓI NACIONAL.
Postado por Oswald Abreu

segunda-feira, 20 de abril de 2009

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LAGARTO

Hoje é um dia festivo para a boa gente de Lagarto, é feriado, dia da Emancipação Política da Cidade.
Terra do progresso. E dos escritores da Academia Brasileira de Letras: Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire.
A cidade nasceu no povoado Santo Antônio.
Lagarto não é tão-somente o solo dos empresários bem sucedidos José Augusto do Maratá e José Rodrigues, conhecido como Zezé Rocha. É a terra de João e Maria, de Manoel e de Zé. De uma gente simples que faz e constrói também a história.
PARABÉNS! LAGARTO.
postado por Oswald Abreu

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A FEIRA DE LAGARTO

Uma das maiores feiras do interior do Estado de Sergipe, sem sombra de dúvida, é a da cidade de Lagarto-SE na segunda-feira.
Segunda-feira é dia de festa. Dia de alegria. A feira tem tudo: da agulha ao boi.
Há comércio para todos os gostos: feira dos animais, dos ratos - onde se troca e se vende , feira dos animais, de carros, motos e bicicletas, dos passarinhos, é uma agonia, quando surgem os fiscais do IBAMA, um corre-corre. Feira das frutas, da carne. Enfim, tem feira para todos os gostos.
Vem gente de todos os cantos: Itaporanga, Salgado, Pedrinhas, Itabaianinha, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Itabaiana, Campo do Brito, Macambira, Simão Dias, Poço Verde. Da Bahia, Paripiranga, Adustina, Cícero Dantas, Antas, Pombal, Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre.

A feira de Lagarto é um ritual. Quem a perde, fica preocupado, é preciso rezar para a chegada da nova segunda-feira.
As meninas na feira da fumaça dançam, bebem e brincam, ofertam prazer. Esposas segurem seus maridos, amarrá-los é a melhor solução. O cabra, quando vai pra feira da Fumaça, esquece à sua casa, a carne comprada no mercado apodrece.
Hoje, sua excelência ,o governador de Sergipe Dr. Marcelo Déda Chagas, capa-bode da vizinha Simão Dias, fará visita a próspera cidade de Lagarto, no palanque ele prometeu um novo mercado. Promessa é dívida!
É uma tristeza, quando chove. Goteiras, ratos e baratas correndo.
O novo prefeito de Lagarto Valmir da Madeireira fez uma grande limpeza no mercado. Todavia, um novo mercado é necessário. Afinal, Lagarto cresce, próspera e representa progresso, a Universidade Federal de Sergipe já está chegando na terra de Laudelino Freire e de Sílvio Romero, o terreno já foi comprado.
Do mais é só esperar.
MUDAR É PRECISO!
Postado por Oswald Abreu

quinta-feira, 16 de abril de 2009

OS CANGACEIROS

Lamentavelmente, a nossa história sempre retratou a história do poder. Hoje, uma nova safra de historiadores a conta de forma diferente. A versão tinha mais valia do que o fato.
No dia 13 de junho de 1927, dia de Santo Antônio, Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, perdeu a batalha em Mossoró no Rio Grande do Norte. Muitos foram os cangaceiros mortos. Ficando prisioneiro o cangaceiro Jararaca, tão logo executado. No dia de finado, é a sepultura mais visitada, para alguns é tido como santo.
O homem era de estratégia. Depois do fracasso de Mossoró, pensava duas vezes em invadir cidades. Visitava-as e mandava suas mensagens por intermédio dos telegrafistas do correio.
Lampião era um homem inteligente: safoneiro, inteligente, de pouca conversa. Falava só o necessário.
Dizer que o rei do cangaço não invadiu Lagarto, porque Nossa Senhora da Piedade era sua madrinha, falar que não invadiu Simão Dias, visto que sua madrinha era Nossa Senhora S'ANTANA, até hoje se escuta. Para quem pesquisa o cangaço sabe que a madrinha de Lampião era Nossa Senhora da Conceição. Na terra dos capa-bodes, Simão Dias, o rei do cangaço adentrou e foi recebido pelo seu amigo coronel João Pinto, que chegou administrar àquela cidade de 1937 a 4l. O coronel João Pinto o recebia também em sua fazenda Santa Rita na cidade do Pinhão em Sergipe. Lampião esteve no território de Lagarto, povoado Olhos D'Água. Do coronel Acrísio Garcez recebeu alguns contos. Lagarto e Simão Dias nunca foram invadidas. Lampião nunca traiu nenhum amigo, entretanto, 1938 foi traído. E foi morto na Grota do Angico, município de Poço Redondo, que ofertou muitos cangaceiros de Lampião. A valente Sila é de lá.

A cidade de Lagarto possui o grupo Os Cangaceiros, formado por gente simples. Um grande espetáculo! Os Cangaceiros invadem um povoado, atiram. Grande emoção! O povo ri, corre, se esconde.
No mês de julho, morte de Lampião, a cidade de Lagarto, torna-se a TERRA DOS CANGACEIROS. ´
Nova Jerusalém ,em Pernambuco ,no mês de abril recebe milhões de turistas. Copiar o que é bom é salutar. A nova administração municipal, prefeito Valmir da Madeireira, que é bem intencionado, deve fazer o mesmo com a nossa querida Lagarto, com a FESTA DOS CANGACEIROS. Vamos aperfeiçoar os nossos cangaceiros.
Um ator global pode participar.
É bom para todos, para nossa gente, para o comércio e também para o turismo.
VALE A PENA TENTAR!
Postado por Oswald Abreu

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O HISTORIADOR CLAUDEFRANKLIN, O CARA

Não conheço pessoalmente o historiador e professor universitário - CLAUDEFRANKLIN, mas é cidadão capaz, inteligente e merecedor de medalha de mérito. Sou fã de blogs. E um excelente é historiaeculturadelagarto.blogspot.com, cujo criador é o competente professor. Textos enxutos, concisos, joviais. O homem não é prolixo.
O professor Claudefranklin traz no sangue as raízes de Lagarto, terra dos escritores. São três da Academia Brasileira de Letras: Laudelino Freire, Aníbal Freire e Sílvio Romero. Se o professor Claudefranklin souber de outro, favor avisar. Nós agradecemos muito, afinal, ninguém sabe tudo como dizem por aí...

Ainda ontem em bate-papo com o historiador e pesquisador Luiz Antônio Barreto bem se falou no ilustre professor Claudefrankin.

O professor Claudefrankin merece o seu nome numa praça, numa rua, em um colégio. A Lei proíbe homenagear os vivos. Os nossos fóruns estão repletos de nomes de desembargadores vivos, ia esquecendo a rodovia Sarney. Deixem os mortos dormindo, vamos fazer uma nova lei, quando o sujeito é de mérito, devemos homenagear os vivinhos da silva.
Agora, a propaganda pessoal do político, que se encontra no poder, aí são outros quinhentos.
O PROFESSOR CLAUDEFRANKIN É GENTE QUE FAZ E ESCREVE HISTÓRIA.
Plageando o presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao falar com Lula: "É O CARA."
Postado por Oswald Abreu

CRISE DA FALTA DE SEGURANÇA

O mundo vive à CRISE FINANCEIRA. Há uma crise tão grave como a financeira, a CRISE DA FALTA DE SEGURANÇA. O cidadão é prisioneiro do meliante, do marginal. Portas e janelas com grades. O medo domina toda gente, há qualquer momento o sequestro, o roubo, o furto, a extorsão. Ninguém deve confiar em ninguém. É o tempo da desconfiança.
O ex-delegado da cidade de Lagarto, coronel aposentado André Lucas foi furtado. Os ladrões foram ao seu sítio e encheram o caminhão com laranjas. São umas caras-de-pau, foram vender na segunda-feira, feira de Lagarto.
O legislador deve agravar as penas. Dizem que ladrão bom é quando morre ou está preso.
O campo se tornou o paraíso dos meliantes. Eles furtam e roubam em grupo, todos encapuzados. Recentemente no povoado Água Fria, município de Salgado, cinco bandidos todos com armas pesadas, entre elas metralhadora, roubaram o mercadinho Monise.
A empresária Mônica está com a perna quebrada e com desvio na coluna. Enquanto isso, os meliantes festejam mais um roubo. Até agora, o ladrões estão gozando da liberdade.
"ORAI E VIGIAI." ESTAMOS NAS MÃOS DE DEUS.
Postado por Oswald Abreu

terça-feira, 14 de abril de 2009

ORGULHO DE SER LAGARTENSE




A cidade de Lagarto é a terra de ilustres homens das letras e do saber jurídico , no passado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Aníbal Freire, que também foi membro da Academia Brasileira de Letras. No presente, temos o Dr. Henri Clay Andrade, jurista, presidente da Ordem dos Advogados de Sergipe ( OAB/SE), competente advogado no dia 30 de abril adentrará na turma dos quarenta anos. Ele nascido na próspera Lagarto em 1969.

E para bem falar em Lagarto, nenhuma cidade de Sergipe conseguiu ter 3 (três) imortais na Academia Brasileira de Letras, só o solo natal de Divaldo Andrade, pai de Dr. Henry Clay, são os acadêmicos: Silvio Romero, o maior crítico literário do século XIX, escritor, professor, poeta; Aníbal Freire, escritor e ministro do STF e o filólogo Laudelino Freire. Para quem deseja conhecer um bom dicionário a boa indicação é o de Dr. Laudelino Freire. Há tantas coisas boas para se falar da terra lagartense, que não vai ficar por aqui, todos os dias no blog papa-jaca falaremos do passado, do presente duma gente que é de luta e prosperidade.

ORGULHO DE SER LAGARTENSE!
Postado por Oswald Abreu