quinta-feira, 16 de abril de 2009

OS CANGACEIROS

Lamentavelmente, a nossa história sempre retratou a história do poder. Hoje, uma nova safra de historiadores a conta de forma diferente. A versão tinha mais valia do que o fato.
No dia 13 de junho de 1927, dia de Santo Antônio, Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, perdeu a batalha em Mossoró no Rio Grande do Norte. Muitos foram os cangaceiros mortos. Ficando prisioneiro o cangaceiro Jararaca, tão logo executado. No dia de finado, é a sepultura mais visitada, para alguns é tido como santo.
O homem era de estratégia. Depois do fracasso de Mossoró, pensava duas vezes em invadir cidades. Visitava-as e mandava suas mensagens por intermédio dos telegrafistas do correio.
Lampião era um homem inteligente: safoneiro, inteligente, de pouca conversa. Falava só o necessário.
Dizer que o rei do cangaço não invadiu Lagarto, porque Nossa Senhora da Piedade era sua madrinha, falar que não invadiu Simão Dias, visto que sua madrinha era Nossa Senhora S'ANTANA, até hoje se escuta. Para quem pesquisa o cangaço sabe que a madrinha de Lampião era Nossa Senhora da Conceição. Na terra dos capa-bodes, Simão Dias, o rei do cangaço adentrou e foi recebido pelo seu amigo coronel João Pinto, que chegou administrar àquela cidade de 1937 a 4l. O coronel João Pinto o recebia também em sua fazenda Santa Rita na cidade do Pinhão em Sergipe. Lampião esteve no território de Lagarto, povoado Olhos D'Água. Do coronel Acrísio Garcez recebeu alguns contos. Lagarto e Simão Dias nunca foram invadidas. Lampião nunca traiu nenhum amigo, entretanto, 1938 foi traído. E foi morto na Grota do Angico, município de Poço Redondo, que ofertou muitos cangaceiros de Lampião. A valente Sila é de lá.

A cidade de Lagarto possui o grupo Os Cangaceiros, formado por gente simples. Um grande espetáculo! Os Cangaceiros invadem um povoado, atiram. Grande emoção! O povo ri, corre, se esconde.
No mês de julho, morte de Lampião, a cidade de Lagarto, torna-se a TERRA DOS CANGACEIROS. ´
Nova Jerusalém ,em Pernambuco ,no mês de abril recebe milhões de turistas. Copiar o que é bom é salutar. A nova administração municipal, prefeito Valmir da Madeireira, que é bem intencionado, deve fazer o mesmo com a nossa querida Lagarto, com a FESTA DOS CANGACEIROS. Vamos aperfeiçoar os nossos cangaceiros.
Um ator global pode participar.
É bom para todos, para nossa gente, para o comércio e também para o turismo.
VALE A PENA TENTAR!
Postado por Oswald Abreu