domingo, 31 de maio de 2009

SEM TABACO


Hoje é o dia Mundial sem tabaco, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A partir do dia de hoje, 3l de maio, o decreto municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro, proibindo fumar em recinto fechado, passa a entrar em vigor. Falar ao cidadão que não fume é semelhante a dizer a um gordo que pare de comer. Saber dos males do fumo, todo fumante sabe. Evitar fumar, a tarefa não é fácil. É preciso ter muita força de imaginação, porque vontade dá e passa.

Segundo o Ministério da Saúde são 36 milhões de fumantes em todo Brasil, 18 % (Dezoito por cento) da população.

Tosse crônica, produção de catarro, falta de ar (dispnéia) são males causados pelo tabaco.

O mal não pode separar do bem. Um carece do outro. Na cidade de Lagarto, há a fábrica FUMO ROCHA que emprega muita gente.


NEM TUDO ESTÁ PERDIDO!


Postado por Oswald Abreu

domingo, 24 de maio de 2009

CONVERSANDO COM OS MORTOS

Tenho o privilégio de ter uma amiga paranormal ou diria até médium. Ela fala com os mortos. E vê coisas que não estão ao alcance de todos. Outro dia, ela me disse:
- Você vai ser pai!
Disse eu:
- Deixe de besteira, pai que nada!
Acertou na mosca. O espermatozóide namorou com o óvulo e nasceu Marcos Vítor, um papa-jaca.
Depois disse Jóia:
- Não lhe avisei.
Quando sua amiga faleceu lá no Sul do país, Jóia me apareceu chorando e falou:
- Janaína vai morrer de acidente.
Acertou na mosca.
Ainda hoje, Jóia sofre porque não aprendeu a evitar a tragédia das pessoas queridas.
O irmão também faleceu de acidente de carro. No dia do acidente, ainda tentou ligar para o irmão, todavia, não conseguiu falar. Ela ia orientar que não viesse de moto.
Um cavalo estava na pista. A moto bateu no carro. Veio uma carreta e jogou o jovem universitário no ar. Morte na hora.
Sofri em 1994 um acidente de carro, trecho que liga à cidade de Simão Dias a Lagarto-SE, precisamente em frente a ex-fazenda de Jorge de Dorinha. Com o gol, bati em três animais que estavam na pista. O locutor de uma rádio de Lagarto anunciou minha morte. Soube e ligue para rádio que eu estava vivinho da silva. O vivo não era defunto e nem um defunto vivo.
Um dia, levei Jóia ao local do acidente e ela me disse:
- Vejo muitas pessoas que já se foram, ficam rodando neste local. In loco, já morreram Roberto de Zé Vermelho, uma das esposas de meu amigo Fernandinho de Amaral, viúvo por duas vezes.
Neste tempo de chuva, é preciso muita cautela na rodovia Lagarto a Simão Dias. Recentemente, um motorista de táxi bateu seu carro numa vaca preta.
É preciso muita cautela neste tempo de chuva. Pista molhada. retorno do forró, animal na pista.
Sonho todos os dias, ainda bem que sonhar não paga imposto, que minha amiga Jóia me diga os números da loto. Morar em Veneza, cobertura em Copacabana.
SONHAR FAZ BEM!
Oswald Abreu

sábado, 23 de maio de 2009

BIENAL DE PARATI E LAGARTO-SE


Se é uma cidade que o povo sente orgulho de seus filhos ilustres é a cidade de Lagarto. Nenhuma cidade de Sergipe Del Rey conseguiu ter três homens ilustres na ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS que são: Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire da Fonseca.



Sílvio Romero, professor, magistrado, deputado federal, escritor, crítico literário.



Laudelino Freire, filólogo. Uma obra que todo estudante deve possuir é o dicionário de Laudelino Freire.



Aníbal Freire da Fonseca, advogado, jornalista e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Temos hoje, um sergipano ministro Carlos Britto, nascido na cidade de Propriá.



É através da cultura que o povo é conhecido, a cidade é destacada.

O governador do Rio de Janeiro já mandou o projeto à Assembleia do Rio de Janeiro, determinando, porque governo determina mesmo, l% (um por cento) do orçamento do Estado para a cultura. O cabra pensa gigante.



A cidade de Lagarto pode divulgar seus valores culturais na Bienal de Parati no Rio de Janeiro, afinal, possui vários escritores, o grupo os cangaceiros, os parafusos.

O mundo inteiro já conhece Parati. É a cidade da cultura.

Silvio Romero morou em Parati e na cidade foi juiz.

O novo prefeito de Lagarto, empresário Valmir Monteiro, pode comprar a casa onde habitou Sílvio Romero, divulgando Lagarto e Sergipe.

A GENTE DE LAGARTO PENSA GRANDE!

Oswald Abreu

terça-feira, 19 de maio de 2009

A BARRAGEM DE LAGARTO


É preciso que o cidadão papa-jaca vá ver a beleza da Queda d'água da Barragem Dionízio Machado. É coisa fantástica! Para não esquecer: leve uma máquina fotográfica.
Não esqueça o tempo é agora, visto que está chovendo. A casa velha dentro d'água é outra foto formidável

É preciso valorizar o que é nosso. O espetáculo da Queda D'água não é um privilégio de Foz do Iguaçu. Vá ver o grito das ÁGUAS na barragem Dionízio Machado.

Sentimento nativista, barrismo não é crime. Triste é a não valorização.
HÁ MUITA COISA BONITA ENTRE NÓS !

Postado por Oswald Abreu





terça-feira, 12 de maio de 2009

VOCÊ PODE SER SUICIDA

Ainda ontem um jovem cometeu um suicídio na cidade de Lagarto-SE, Ameire Costa dos Santos, quando ocorre um suicídio sempre alguém fica procurando o motivo. Na minha infância, na vizinha cidade de Simão Dias, lembro de minha colega Sandra. Inteligente, bonita, meiga. Ela se matou! Dizer o verdadeiro motivo, só a defunta poderia dizer. Para quem é espírita, pode obter tal resposta.
O escritor Lima Barreto escreveu: "Desde menino, eu tenho mania de suicídio. Aos sete anos, logo depois da morte de minha mãe, quando foi acusado injustamente de furto, tive vontade de me matar..."
O escritor era ébrio e a doença por várias vezes o levou ao hospício. O papa-jaca, escritor e médico, Ranulfo Prata o tratou, todavia, Lima Barreto não teve força de vontade e nem de imaginação para obter a cura. A cachaça propriamente o matou. Um suicídio!

O termo suicído é do latir sui (si) e caederes (ação de matar).
Segundo dados da revista Superinteressante a cada 40 segundo alguém se suicida no mundo.
O sergipano e poeta Hermes Fontes no dia 26 de dezembro de 1930 cometeu o suicídio. Ele era nascido na cidade de Boquim.
Escritores, filósofos, poetas , políticos , dramaturgos e gente simples já cometeram suicídio.
Entre eles podemos citar: Raul Pompéia, autor do livro o ATENEU, em 25 de dezembro de 1895;
Pedro Nava em 13 de maio de 1984.

A maior poetisa portuguesa de todos os tempos, Florbela Espanca se matou. Outros portugueses o romancista Camilo Castelo Branco e o poeta Antero de Quental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, todos os dias são cerca de 3.000 mil suicídios.
A depressão é a grande doença do mundo atual. Se a pessoa sofre de depressão é preciso fazer o tratamento.
"Orai e vigiai" é a grande recomendação do grande mestre.

Lembre-se: SOMENTE DEUS TEM O DIREITO DE TIRAR QUALQUER VIDA."

Postado por Oswald Abreu

quinta-feira, 7 de maio de 2009

MORTE NO CABARÉ

O cabaré ficava bem proximo à Delegacia de Polícia. Freguês igual ao cabo Saturnino só se fosse para igualar. Era um freguês assíduo do cabaré Dama-da-noite. Meninas vinham de todo canto. De Simão Dias, Carira, Poço Verde, Pinhão e do sertão da Bahia. A dona do cabaré chama-se Lourdinha. Naquele tempo, quando uma puta envelhecia, ia ser dona de cabaré, afinal carne velha ninguém queria.
No trecho do cabaré era só festa. Os homens casados por lá davam uma passadinha. Era preciso muita cautela. Se a visita chegasse ao conhecimento da beata Valquíria, coitado do sem-vergonha. A fofoqueira ainda queria receber de presente o reino do céu. Morta, se lá chegasse no paraíso, ia causar tanto dano a São Pedro , que ele era capaz de enlouquecer. Os alunos do Colégio Sílvio Romero davam também uns pulinhos no cabaré, visando perder o perfil de donzelo. Quando Zaqueu, um menino do povoado Treze, quebrou o cabresto, foi sangue pra todo lado. Mesmo com o dano sofrido, o indivíduo ficou feliz.
Coisa que ninguém esquece e que dá uma saudade danada! foi no dia que chegou Carminha. Êta menina bonita! Natural da cidade de Carira. Olhos verdes, corpo das Deusas gregas. Seios avantajados, pernas e bundas que imaginem! Foi o comentário da cidade. De pele clara, cabelos longos.
Quem primeiro deitou com a menina foi Tiago, filho do fazendeiro Demétrio, prometeu casamento, mas depois que conheceu a pobre menina, adeus!
A menina fazia o vaivém chorando, não se sabe se era de desgosto ou de prazer.
Carminha sempre foi uma menina de pouca fala. Puxar conversa não era com ela. Diferenciava de Rute, uma matraca de Igreja. Quando disparava a língua, a conversa anoitecia.
E foi numa segunda-feira, que a morte chegou ao cabaré. Às nove horas da manhã, com a chegada dos primeiros fregueses, a pobre menina estava lá caída, de pulsos cortados, sem respiração, se matou.
Ninguém descobriu a razão do suicídio.
O sapateiro Zequinha:
- Tão calma, tão calada, foi fazer uma besteira desta.
Manuca, cachaceiro de primeira linha, chegou a dizer:
- Se bebesse não se matava, eu bebo pra esquecer.
A sentença final veio de dona Carminha:
- ESTA GENTE CALADA É CAPAZ DE TUDO!

domingo, 3 de maio de 2009

FLAMENGO X BOTAFOGO


Sou tricolor de coração. E hoje vamos torcer pela derrota do Flamengo diante do Botafogo, às 16h, fácil não é . O Flamengo é de raça. Apesar, de torcer pelo Botafogo, não creio na vitória do time da estrela solitária. O mano Toinho, Delegado de Policia, lá nas bandas do Sul do país, provavelmente estará comendo unhas, torcedor desde criança do Botafogo. Ruim é botar fogo e se queimar.

Sendo eu torcedor do Fluminense torço pela desgraça do rubro-negro, afinal o flamengo e Fluminense disputam a hegemonia, ambos possuem no Campeonato Carioca 30 títulos.


BOTAFOGO SEM FUMAÇA. JOGUE PARA VENCER!


Oswald Abreu

sexta-feira, 1 de maio de 2009

DESEMPREGO

PALÁCIO DOS VENTOS DO MARAJÁ - ÍNDIA


O maior medo do trabalhador é o desemprego. Estamos em período de crise. Muitos são os trabalhadores que foram colocados na rua triste da amargura, rua do desemprego.

Quem vive rindo é o Marajá, este sempre protegido, sujeito que tem costa quente. O Marajá viaja, festeja, brinca.


Hoje é o dia do trabalhador. Muitos morreram na luta. Um dia de folga para o trabalhador. Folgado é o Marajá, vive sempre de férias. Não fale em trabalho na casa de um Marajá.


VIVA O DIA DO TRABALHADOR!