quarta-feira, 29 de abril de 2009

QUEBRADEIRA DAS PREFEITURAS

No centro, o prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha; na lateral, o prefeito Valmir .


Hoje, dia 29, é dia de greve das prefeituras do Estado de Sergipe. Ocorre a paralisação. Houve queda na arrecadação FPM (Fundo de Participação dos Municípios.


O presidente da Associação dos Prefeitos da Região Centro-Sul é o prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha do PSB. O prefeito de Lagarto do PSC, Valmir Monteiro , é o segundo vice-presidente.


As prefeituras estão quebradas.

Quem mais fatura na arrecadação é a União.


Posto por Oswald Abreu

terça-feira, 28 de abril de 2009

MAIS EMPREGOS PARA LAGARTO


Governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o presidente da Azaleia, Milton Cardoso


O presidente da fábrica de calçados Azaleia acertou com o governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas, a expansão da Azaleia para o munípio de Lagarto. Com a ampliação da fábrica de calçados, a Azaleia ofertará cerca de dois mil empregos.
A notícia é excelente! Encontra-se na pág. 33 da revista ISTOÉ desta semana.





VAMOS AGUARDAR A EXPANSÃO!

Postado por Oswald Abreu

MUDANÇA



É preciso mudar! Jogue na lata do lixo as coisas inúteis ou faça doação. Abra a janela de sua casa, deixe os raios do sol penetrar. A mesmice é cansativa! O estresse surge também da rotina do dia-a-dia. O tempo é agora. Coloque seu par de tênis e pé na estrada. Vá andar. A dor, talvez, em seu corpo seja proveniente de falta de exercícios. É necessário renovar. Não chore! O que você acha que perdeu, é porque não lhe pertencia. A cada novo dia, o sol se renova em cada manhã. Torne-se luz, claridade, seja um sol. Experimente mudar! É mister dar o primeiro passo. Você não é deficiente físico e se o fosse há outras maneiras de andar. Há vida, há esperança. Ruim é para quem já partiu no trem da vida. Caminho sem retorno. Lembre-se homens e mulheres, cidades que não sofrem transformações, ficam todos mergulhados no passado e vivem lembranças que bem poderiam estar vivendo do presente. Levanta, anda, caminha. Não se conforme com a rotina. Vá à luta! NINGUÉM VENCE UMA BATALHA, PARADO NUM CANTO!

Postado por Oswald Abreu

quinta-feira, 23 de abril de 2009

DÉDA E AS OBRAS

Governador de Sergipe - Marcelo Déda Chagas


O povo de Lagarto deve festejar sempre com a chegada do governador de Sergipe - Marcelo Déda. O capa-bode de Simão Dias deve inaugurar duas obras relevantes para Lagarto e a região Centro-Sul que é Hospital Regional, já em construção, e o pólo da Universidade Federal de Sergipe(UFS) . O terreno da Universidade já foi comprado pelo Estado.
Em breve, mais empregos para Lagarto. Haverá um intercâmbio cultural de gente vinda de Sergipe, Bahia e outros Estados.
Com a chegada da Universidade haverá uma valorização imobiliária. Quem não comprou seu chão de casa, sua casinha, sítio. Por favor! Compre logo, porque depois a coisa vai ficar mais difícil.
Se tiver dúvida , pergunte aos nascidos em ITABAIANA.

DIA DE SÃO JORGE


Dia 23 de abril, dia de São Jorge. Padroeiro na Inglaterra, em Portugal. No Brasil, Rio de Janeiro e Salvador é dia de festa. Para a turma do candomblé, São Jorge é o orixá Ogum.

São Jorge, o santo guerreiro. O padroeiro dos corintianos.

Quem não se lembra da infância, que segundo a lenda dizia: "São Jorge está presente na lua cheia."

Faça uma oração a São Jorge, pedindo emprego, casa, carro, namorada, namorado.

"A FÉ REMOVE MONTANHA."


A fé cura.


Vamos festejar o dia do Santo guerreiro.

VIVER É LUTAR!

terça-feira, 21 de abril de 2009

TIRADENTES, O NOSSO HERÓI NACIONAL

A cidade de Lagarto completou no dia de ontem 129 anos de Emancipação Política. Mais um feriado hoje, 21 de abril. Foi nesta data 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, que fora executado e esquartejado JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, o Tiradentes. A cabeça de Tiradentes, assim como a de Lampião em 1938, foi exposta ao público. Tiradentes era um dos líderes da Inconfidência Mineira, homens idealistas que queriam tornar o Brasil indepedente de Portugal. Afinal, éramos uma das colônias portuguesas. Portugal possuía várias colônias em todo mundo, principalmente no continente Africano.
Tiradentes é conhecido como o mártir da Inconfidência Mineira. Ser mártir é ofertar a própria vida por um ideal.
Joaquim José foi tropeiro, minerador, comerciante, dentista e militar.
TIRADENTES, O NOSSO HERÓI NACIONAL.
Postado por Oswald Abreu

segunda-feira, 20 de abril de 2009

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LAGARTO

Hoje é um dia festivo para a boa gente de Lagarto, é feriado, dia da Emancipação Política da Cidade.
Terra do progresso. E dos escritores da Academia Brasileira de Letras: Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire.
A cidade nasceu no povoado Santo Antônio.
Lagarto não é tão-somente o solo dos empresários bem sucedidos José Augusto do Maratá e José Rodrigues, conhecido como Zezé Rocha. É a terra de João e Maria, de Manoel e de Zé. De uma gente simples que faz e constrói também a história.
PARABÉNS! LAGARTO.
postado por Oswald Abreu

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A FEIRA DE LAGARTO

Uma das maiores feiras do interior do Estado de Sergipe, sem sombra de dúvida, é a da cidade de Lagarto-SE na segunda-feira.
Segunda-feira é dia de festa. Dia de alegria. A feira tem tudo: da agulha ao boi.
Há comércio para todos os gostos: feira dos animais, dos ratos - onde se troca e se vende , feira dos animais, de carros, motos e bicicletas, dos passarinhos, é uma agonia, quando surgem os fiscais do IBAMA, um corre-corre. Feira das frutas, da carne. Enfim, tem feira para todos os gostos.
Vem gente de todos os cantos: Itaporanga, Salgado, Pedrinhas, Itabaianinha, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Itabaiana, Campo do Brito, Macambira, Simão Dias, Poço Verde. Da Bahia, Paripiranga, Adustina, Cícero Dantas, Antas, Pombal, Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre.

A feira de Lagarto é um ritual. Quem a perde, fica preocupado, é preciso rezar para a chegada da nova segunda-feira.
As meninas na feira da fumaça dançam, bebem e brincam, ofertam prazer. Esposas segurem seus maridos, amarrá-los é a melhor solução. O cabra, quando vai pra feira da Fumaça, esquece à sua casa, a carne comprada no mercado apodrece.
Hoje, sua excelência ,o governador de Sergipe Dr. Marcelo Déda Chagas, capa-bode da vizinha Simão Dias, fará visita a próspera cidade de Lagarto, no palanque ele prometeu um novo mercado. Promessa é dívida!
É uma tristeza, quando chove. Goteiras, ratos e baratas correndo.
O novo prefeito de Lagarto Valmir da Madeireira fez uma grande limpeza no mercado. Todavia, um novo mercado é necessário. Afinal, Lagarto cresce, próspera e representa progresso, a Universidade Federal de Sergipe já está chegando na terra de Laudelino Freire e de Sílvio Romero, o terreno já foi comprado.
Do mais é só esperar.
MUDAR É PRECISO!
Postado por Oswald Abreu

quinta-feira, 16 de abril de 2009

OS CANGACEIROS

Lamentavelmente, a nossa história sempre retratou a história do poder. Hoje, uma nova safra de historiadores a conta de forma diferente. A versão tinha mais valia do que o fato.
No dia 13 de junho de 1927, dia de Santo Antônio, Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, perdeu a batalha em Mossoró no Rio Grande do Norte. Muitos foram os cangaceiros mortos. Ficando prisioneiro o cangaceiro Jararaca, tão logo executado. No dia de finado, é a sepultura mais visitada, para alguns é tido como santo.
O homem era de estratégia. Depois do fracasso de Mossoró, pensava duas vezes em invadir cidades. Visitava-as e mandava suas mensagens por intermédio dos telegrafistas do correio.
Lampião era um homem inteligente: safoneiro, inteligente, de pouca conversa. Falava só o necessário.
Dizer que o rei do cangaço não invadiu Lagarto, porque Nossa Senhora da Piedade era sua madrinha, falar que não invadiu Simão Dias, visto que sua madrinha era Nossa Senhora S'ANTANA, até hoje se escuta. Para quem pesquisa o cangaço sabe que a madrinha de Lampião era Nossa Senhora da Conceição. Na terra dos capa-bodes, Simão Dias, o rei do cangaço adentrou e foi recebido pelo seu amigo coronel João Pinto, que chegou administrar àquela cidade de 1937 a 4l. O coronel João Pinto o recebia também em sua fazenda Santa Rita na cidade do Pinhão em Sergipe. Lampião esteve no território de Lagarto, povoado Olhos D'Água. Do coronel Acrísio Garcez recebeu alguns contos. Lagarto e Simão Dias nunca foram invadidas. Lampião nunca traiu nenhum amigo, entretanto, 1938 foi traído. E foi morto na Grota do Angico, município de Poço Redondo, que ofertou muitos cangaceiros de Lampião. A valente Sila é de lá.

A cidade de Lagarto possui o grupo Os Cangaceiros, formado por gente simples. Um grande espetáculo! Os Cangaceiros invadem um povoado, atiram. Grande emoção! O povo ri, corre, se esconde.
No mês de julho, morte de Lampião, a cidade de Lagarto, torna-se a TERRA DOS CANGACEIROS. ´
Nova Jerusalém ,em Pernambuco ,no mês de abril recebe milhões de turistas. Copiar o que é bom é salutar. A nova administração municipal, prefeito Valmir da Madeireira, que é bem intencionado, deve fazer o mesmo com a nossa querida Lagarto, com a FESTA DOS CANGACEIROS. Vamos aperfeiçoar os nossos cangaceiros.
Um ator global pode participar.
É bom para todos, para nossa gente, para o comércio e também para o turismo.
VALE A PENA TENTAR!
Postado por Oswald Abreu

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O HISTORIADOR CLAUDEFRANKLIN, O CARA

Não conheço pessoalmente o historiador e professor universitário - CLAUDEFRANKLIN, mas é cidadão capaz, inteligente e merecedor de medalha de mérito. Sou fã de blogs. E um excelente é historiaeculturadelagarto.blogspot.com, cujo criador é o competente professor. Textos enxutos, concisos, joviais. O homem não é prolixo.
O professor Claudefranklin traz no sangue as raízes de Lagarto, terra dos escritores. São três da Academia Brasileira de Letras: Laudelino Freire, Aníbal Freire e Sílvio Romero. Se o professor Claudefranklin souber de outro, favor avisar. Nós agradecemos muito, afinal, ninguém sabe tudo como dizem por aí...

Ainda ontem em bate-papo com o historiador e pesquisador Luiz Antônio Barreto bem se falou no ilustre professor Claudefrankin.

O professor Claudefrankin merece o seu nome numa praça, numa rua, em um colégio. A Lei proíbe homenagear os vivos. Os nossos fóruns estão repletos de nomes de desembargadores vivos, ia esquecendo a rodovia Sarney. Deixem os mortos dormindo, vamos fazer uma nova lei, quando o sujeito é de mérito, devemos homenagear os vivinhos da silva.
Agora, a propaganda pessoal do político, que se encontra no poder, aí são outros quinhentos.
O PROFESSOR CLAUDEFRANKIN É GENTE QUE FAZ E ESCREVE HISTÓRIA.
Plageando o presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao falar com Lula: "É O CARA."
Postado por Oswald Abreu

CRISE DA FALTA DE SEGURANÇA

O mundo vive à CRISE FINANCEIRA. Há uma crise tão grave como a financeira, a CRISE DA FALTA DE SEGURANÇA. O cidadão é prisioneiro do meliante, do marginal. Portas e janelas com grades. O medo domina toda gente, há qualquer momento o sequestro, o roubo, o furto, a extorsão. Ninguém deve confiar em ninguém. É o tempo da desconfiança.
O ex-delegado da cidade de Lagarto, coronel aposentado André Lucas foi furtado. Os ladrões foram ao seu sítio e encheram o caminhão com laranjas. São umas caras-de-pau, foram vender na segunda-feira, feira de Lagarto.
O legislador deve agravar as penas. Dizem que ladrão bom é quando morre ou está preso.
O campo se tornou o paraíso dos meliantes. Eles furtam e roubam em grupo, todos encapuzados. Recentemente no povoado Água Fria, município de Salgado, cinco bandidos todos com armas pesadas, entre elas metralhadora, roubaram o mercadinho Monise.
A empresária Mônica está com a perna quebrada e com desvio na coluna. Enquanto isso, os meliantes festejam mais um roubo. Até agora, o ladrões estão gozando da liberdade.
"ORAI E VIGIAI." ESTAMOS NAS MÃOS DE DEUS.
Postado por Oswald Abreu

terça-feira, 14 de abril de 2009

ORGULHO DE SER LAGARTENSE




A cidade de Lagarto é a terra de ilustres homens das letras e do saber jurídico , no passado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Aníbal Freire, que também foi membro da Academia Brasileira de Letras. No presente, temos o Dr. Henri Clay Andrade, jurista, presidente da Ordem dos Advogados de Sergipe ( OAB/SE), competente advogado no dia 30 de abril adentrará na turma dos quarenta anos. Ele nascido na próspera Lagarto em 1969.

E para bem falar em Lagarto, nenhuma cidade de Sergipe conseguiu ter 3 (três) imortais na Academia Brasileira de Letras, só o solo natal de Divaldo Andrade, pai de Dr. Henry Clay, são os acadêmicos: Silvio Romero, o maior crítico literário do século XIX, escritor, professor, poeta; Aníbal Freire, escritor e ministro do STF e o filólogo Laudelino Freire. Para quem deseja conhecer um bom dicionário a boa indicação é o de Dr. Laudelino Freire. Há tantas coisas boas para se falar da terra lagartense, que não vai ficar por aqui, todos os dias no blog papa-jaca falaremos do passado, do presente duma gente que é de luta e prosperidade.

ORGULHO DE SER LAGARTENSE!
Postado por Oswald Abreu